Intel Dynamic Tuning, sim ou não?

No meu caso a resposta é não.

Comprei um MiniPC com um Intel Celeron a 1,1GHz que pode ir até aos 2,8GHz, e ao instalar o Intel Dynamic Tuning ele reduz a velocidade do processador para os 400MHz e muito raramente sobe e quando sobe desce logo.

Experimentei usar o QuickCPU para puxar pelo o processador e não tem efeito com o Intel Dynamic Tuning instalado.

Como não consigo fazer nada no Windows 11 a 400MHz tive de arranjar outra solução, neste caso foi escrever uma chave no registo do Windows 11 para não instalar os drivers relativos aos IDs dos dispositivos do Intel Dynamic Tuning e por fim desinstalar e remover os drivers no gestor de dispositivos, de maneira a que Windows não volte a instalar os drivers mesmo usando o Windows Update.

Pode fazer o download do ficheiro do registo como referência, apenas tem de ter um número e o ID do dispositivo a ser bloqueado.

O meu novo MiniPC

Vendi o meu computador de secretária por 350€ e comprei um MiniPC da Asus.

Tem um Intel Celeron e dá para trabalhar e navegar na Web, ou jogar um ou outro jogo mais simples. Já instalei o Windows 11 e fiz um upgrade de memória para 16GB e acrescentei mais um disco SSD de 1TB.

Verificação de compatibilidade para determinar se um computador pode executar o Windows 11

A Microsoft disponibilizou uma aplicação para determinar se um computador pode executar o Windows 11, chama-se Verificação do Estado de Funcionamento do PC e pode ser descarregada no site da Microsoft.

Eu já verifiquei a compatibilidade quer no meu portátil quer no meu desktop, mas só o meu portátil cumpre os requisitos mínimos para poder instalar o Windows 11.

Verificação de compatibilidade do Windows 11 (Portátil)

Quanto ao meu desktop, posso continuar a usar o Windows 10 até 14 de Outubro de 2025, mas sou capaz de o vender e comprar um Mac mini.

Verificação de compatibilidade do Windows 11 (Desktop)

O novo Windows 11

O novo Windows 11 já saiu e já o instalei no meu portátil.

Fiz uma instalação limpa do Windows 11 e não tive problemas de maior a não ser um ou outro driver mas que o Windows Update resolveu.

Caso queira fazer a atualização do seu antigo Windows para o novo Windows 11 e a atualização não lhe aparecer no Windows Update, experimente usar o Assistente de Instalação do Windows 11 para fazer a atualização.

Windows 11 (Início)

Windows 11 (Acerca de)

Como criar uma aplicação de um website no Windows 10

Com o novo browser da Microsoft, o Microsoft Edge, é possível instalar um website como uma aplicação, e é muito simples e fácil de se fazer.

 

Neste exemplo, usei o meu website de Webmail mas poderá usar outro.

Para isso, abra o Microsoft Edge no website que quer e siga os passos da imagem abaixo para instalar a aplicação.

Microsoft Edge - Instalar este site como aplicação

 

E a aplicação em si com o meu Webmail

Webmail - Aplicação do site instalada com o Microsoft Edge