Instalei o Ubuntu no meu MiniPC

Instalei o Ubuntu no meu MiniPC da ASUS.

Decidi mudar de sistema operativo no meu MiniPC, não que ele tivesse algum problema com o Windows 11 mas em algumas situações notava-se uma certa lentidão, como por exemplo, não podia abrir mais do que 2 ou 3 abas no Edge que ele ficava logo mais lento, coisa que não acontece com o Ubuntu.

Experimentei o Chrome OS com o Brunch mas ele acaba num bootloop, daí decidi instalar o Ubuntu. À primeira vista, parece que instalou todos os drivers necessários sem esquecer a impressora.

Como navegador de internet, uma vez que estou habituado ao Edge acabei também por o instalar no Ubuntu. Sem o Kaspersky Password Manager para Linux, decidi usar o Dashlane para as minhas passwords.

Como instalar o Chrome OS numa Pen USB

Tem curiosidade em experimentar o Chrome OS, o sistema operativo da Google? Se sim, leia este artigo.

Vai precisar de uma Pen USB (de pelo menos 16GB) e de um computador com o Windows 10/11.

Faça o download do Brunch e da imagem recovery do Chrome OS, como exemplo usei o Brunch 94 e a rammus 94 mas pode usar a rammus 96 com o Brunch 94. Neste momento, a rammus é indicada para processadores intel da 1ª à 9ª geração, para saber qual escolher e para mais informações sobre o Brunch clique aqui.

Descomprima os ficheiros e coloque os ficheiros descomprimidos numa pasta, use o 7-Zip se precisar.

Agora vamos precisar do terminal Ubuntu, veja como instalar o o terminal Ubuntu no Windows 10/11 no meu artigo anterior caso ainda não o tenha. Inicie a aplicação Ubuntu e corra o seguinte comando, vamos precisar de instalar estes 2 pacotes para que isto funcione.

Agora corra os seguintes comandos e crie a imagem. Por predefinição ele cria uma imagem de 14GB mas como eu quero usar a capacidade máxima da minha Pen USB de 32GB (29GB disponíveis) adicionei -s 29 ao comando para criar uma imagem de 29GB.

Agora use o Rufus para instalar a imagem na Pen USB e inicie o computador pela Pen, mas antes de iniciar vá à BIOS e desligue o Secure Boot ou selecione Other OS.

Quando iniciar aconselho a criar uma nova conta da Google e não usar a sua principal, ninguém garante que amanhã a conta seja bloqueada. Aqui fica algumas imagens do ChromeOS.

Para instalar o ChromeOS num disco veja estes vídeos:

» Install Chrome OS directly from USB | No Linux Mint or Grub2Win | Rufus Bootable USB 2021

» O Google não vai gostar disso.... - Instale o Chrome OS no seu PC

Em alternativa pode instalar o CloudReady da Neverware, por outras palavras, é o Chrome OS mas sem o Google Play.

Intel Dynamic Tuning, sim ou não?

No meu caso a resposta é não.

Comprei um MiniPC com um Intel Celeron a 1,1GHz que pode ir até aos 2,8GHz, e ao instalar o Intel Dynamic Tuning ele reduz a velocidade do processador para os 400MHz e muito raramente sobe e quando sobe desce logo.

Experimentei usar o QuickCPU para puxar pelo o processador e não tem efeito com o Intel Dynamic Tuning instalado.

Como não consigo fazer nada no Windows 11 a 400MHz tive de arranjar outra solução, neste caso foi escrever uma chave no registo do Windows 11 para não instalar os drivers relativos aos IDs dos dispositivos do Intel Dynamic Tuning e por fim desinstalar e remover os drivers no gestor de dispositivos, de maneira a que Windows não volte a instalar os drivers mesmo usando o Windows Update.

Pode fazer o download do ficheiro do registo como referência, apenas tem de ter um número e o ID do dispositivo a ser bloqueado.

Como instalar um terminal Linux no Windows 10/11

Instalar um terminal do Ubuntu no Windows 11 é possível e é muito fácil de fazer, basta seguir os passos de instalação indicados nesta página:

https://ubuntu.com/wsl

 

Resumidamente, abra o terminal do Windows 11 como administrador e escreva os comandos indicados no link acima

Depois de reiniciar instale o driver correspondente ao seu PC, pode fazer o download no link acima, e escreva mais um comando no terminal do Windows 11 como indicado no link acima

Por fim, instale a aplicação Ubuntu da loja do Windows e inicie a aplicação

Escreva este último comando no terminal do Ubuntu e está pronto a começar:

sudo apt update && sudo apt upgrade

O meu novo MiniPC

Vendi o meu computador de secretária por 350€ e comprei um MiniPC da Asus.

Tem um Intel Celeron e dá para trabalhar e navegar na Web, ou jogar um ou outro jogo mais simples. Já instalei o Windows 11 e fiz um upgrade de memória para 16GB e acrescentei mais um disco SSD de 1TB.